quinta-feira, 28 de junho de 2012

ATIVIDADE GEOGRAFIA

01- “A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (...). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.”
(Jornal Brasil Econômico, 06 ago. 2010, p. 17.)
O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:
a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.
d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.

02- Sobre as características da expansão da fronteira agrícola brasileira para áreas de cerrado, sobretudo nos estados do Mato Grosso, Tocantins e sul do Maranhão, assinale a alternativa incorreta:
a) Como são áreas novas, a incorporação agrícola é feita sem reproduzir as estruturas produtivas preexistentes, permitindo uma nova dinâmica espacial, facilitada pelas baixas densidades demográficas.
b) Há utilização de pesquisa científica, que possibilita a adaptação de espécies vegetais como soja, milho e algodão às características do cerrado.
c) Há uso intensivo de máquinas, equipamentos e insumos, que são determinantes para os bons índices de produtividade que predominam nas culturas introduzidas.
d) Há o predomínio de climas com período seco definido e topografia plana, facilitando a mecanização e a previsão de safra.
e) Há a presença de bioma com baixa diversidade biológica e com pouco interesse preservacionista, o que justifica a expansão agrícola para estas áreas.
03- O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.
(ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade e cotidiano. São Paulo: escala, 2010.)
Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:
a) mantém centros de tecnologia avançados, voltados à agricultura orgânica.
b) expande os cultivos de grãos da região Centro-Oeste para a região Sudeste.
c) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.
d) possibilita ao país a autossuficiência nas matérias-primas para a indústria.
e) planeja a expansão das lavouras, barrando o desmatamento e os impactos ambientais.
04- Apesar das críticas de ambientalistas e de cientistas, aumentou no mundo a área cultivada
a) com irrigação por águas subterrâneas, com destaque para a Argentina e o Paraguai, que exportam frutas para o Mercosul.
b) de milho para geração de energia, em especial no Brasil e na Rússia, maiores exportadores de biodiesel do planeta.
c) de soja transgênica, com destaque para os Estados Unidos e o Brasil, que estão entre os maiores produtores da Terra.
d) com defensivos agrícolas, em especial nos países do Sahel, que exportam arroz para países asiáticos e europeus.
e) de cana-de-açúcar para produzir álcool, em especial em Cuba e na Alemanha, o que diminuiu a biodiversidade nesses países.

01- b 02- e  03-c   04-c

05- O campesinato neste continente [América Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura – proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão-de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os ‘tubarões’ da agricultura de exportação.”
(Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atílio S. Iulianelli (Orgs.), Narcotráfico e violência no campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.)
a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo “grilagem”?
b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?
Resolução
a)  A grilagem de terra é um ato ilegal, fundado na tentativa de apossamento de terras alheias ou públicas mediante falsas escrituras de propriedade. O termo se deve ao uso de grilos (insetos) para dar a aparência de envelhecimento ao papel dos documentos por conta dos dejetos dos insetos.
b)  A estrutura fundiária não é homogênea no Brasil, sendo que, muitas vezes no local de origem dos camponeses há grande quantidade de pequenas propriedades, o que contribui para a impossibilidade de permanência dos novos membros das famílias decorrente da inviabilidade econômica. Além disso, a concentração de terras é comum nessas áreas, o que impõe a migração não só dos filhos, mas, também, dos pais. Assinalem-se também os poucos investimentos públicos para a produção agrícola camponesa que, sem financiamento, não tem condições de produzir de forma competitiva. Já em relação às áreas de destino, as terras mais baratas, geralmente em regiões de expansão da fronteira agrícola, permitem aquisições de extensões maiores de terras que as constituídas nas localidades de origem, o que dá novas possibilidades de reprodução econômica e social para as famílias migrantes. Há também as migrações sazonais dos camponeses para as áreas de demanda por trabalho temporário (bóias frias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário