quinta-feira, 28 de junho de 2012

ATIVIDADE GEOGRAFIA

01- “A produção de grãos no Brasil na safra 2009/2010 será recorde (147,10 milhões de toneladas), superando em 8,8% o volume produzido na safra 2008/2009 (...). A área plantada na safra 2009/2010 é de 47,33 milhões de hectares, 0,7% menor que a cultivada na safra 2008/2009.”
(Jornal Brasil Econômico, 06 ago. 2010, p. 17.)
O aumento de produção de grãos em área menor indica um aumento da produtividade, em função dos seguintes fatores:
a) uso de sementes geneticamente modificadas, baixa utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
b) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente assalariada e uso intensivo do solo.
c) uso de sementes de melhor qualidade, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso extensivo do solo.
d) uso de sementes geneticamente modificadas, maior utilização de insumos agrícolas e de maquinário, mão de obra predominantemente familiar e uso intensivo do solo.

02- Sobre as características da expansão da fronteira agrícola brasileira para áreas de cerrado, sobretudo nos estados do Mato Grosso, Tocantins e sul do Maranhão, assinale a alternativa incorreta:
a) Como são áreas novas, a incorporação agrícola é feita sem reproduzir as estruturas produtivas preexistentes, permitindo uma nova dinâmica espacial, facilitada pelas baixas densidades demográficas.
b) Há utilização de pesquisa científica, que possibilita a adaptação de espécies vegetais como soja, milho e algodão às características do cerrado.
c) Há uso intensivo de máquinas, equipamentos e insumos, que são determinantes para os bons índices de produtividade que predominam nas culturas introduzidas.
d) Há o predomínio de climas com período seco definido e topografia plana, facilitando a mecanização e a previsão de safra.
e) Há a presença de bioma com baixa diversidade biológica e com pouco interesse preservacionista, o que justifica a expansão agrícola para estas áreas.
03- O agronegócio envolve operações desde as pesquisas científicas relacionadas ao setor até a comercialização dos produtos, determinando uma cadeia produtiva entrelaçada e interdependente.
(ALBUQUERQUE, Maria Adailza Martins de et alii. Geografia: sociedade e cotidiano. São Paulo: escala, 2010.)
Podem-se acrescentar outras características ao agronegócio, dentre as quais a seguinte:
a) mantém centros de tecnologia avançados, voltados à agricultura orgânica.
b) expande os cultivos de grãos da região Centro-Oeste para a região Sudeste.
c) promove a concentração de terras e o desemprego no campo.
d) possibilita ao país a autossuficiência nas matérias-primas para a indústria.
e) planeja a expansão das lavouras, barrando o desmatamento e os impactos ambientais.
04- Apesar das críticas de ambientalistas e de cientistas, aumentou no mundo a área cultivada
a) com irrigação por águas subterrâneas, com destaque para a Argentina e o Paraguai, que exportam frutas para o Mercosul.
b) de milho para geração de energia, em especial no Brasil e na Rússia, maiores exportadores de biodiesel do planeta.
c) de soja transgênica, com destaque para os Estados Unidos e o Brasil, que estão entre os maiores produtores da Terra.
d) com defensivos agrícolas, em especial nos países do Sahel, que exportam arroz para países asiáticos e europeus.
e) de cana-de-açúcar para produzir álcool, em especial em Cuba e na Alemanha, o que diminuiu a biodiversidade nesses países.

01- b 02- e  03-c   04-c

05- O campesinato neste continente [América Latina] sempre precisou se movimentar para procurar terras de trabalho. Locomove-se movido pelo interesse de trabalhar com terras e ao mesmo tempo à procura delas. Ora consegue-as por ocupações e as perde por despejo judicial ou por grilagem; ora perde-as economicamente em função da política de preços que leva à perda de prazos de vencimento da hipoteca consumada para obter crédito para a lavoura. Perde-as ainda em função de determinações mais estruturais do processo de acumulação capitalista no campo em cada conjuntura – proletarização, subordinação à agroindústria ou transformação do segmento de produtores familiares numa determinada área em bolsão de reserva para o capital enquanto mão-de-obra disponível para exploração eventual ou intermitente. Ou, como pequeno produtor, se proprietário permanentemente endividado, acaba amarrado a contratos draconianos de parceria com os ‘tubarões’ da agricultura de exportação.”
(Ana Maria Motta Ribeiro, Sociologia do narcotráfico na América Latina e a questão camponesa, em Ana Maria Motta Ribeiro; Jorge Atílio S. Iulianelli (Orgs.), Narcotráfico e violência no campo. Rio de Janeiro: DP&A, 2000, p.24.)
a) O que significa grilagem de terras? Como surge o termo “grilagem”?
b) Como a estrutura agrária contribui para o processo migratório de camponeses, em vários sentidos e direções, pelo interior do Brasil?
Resolução
a)  A grilagem de terra é um ato ilegal, fundado na tentativa de apossamento de terras alheias ou públicas mediante falsas escrituras de propriedade. O termo se deve ao uso de grilos (insetos) para dar a aparência de envelhecimento ao papel dos documentos por conta dos dejetos dos insetos.
b)  A estrutura fundiária não é homogênea no Brasil, sendo que, muitas vezes no local de origem dos camponeses há grande quantidade de pequenas propriedades, o que contribui para a impossibilidade de permanência dos novos membros das famílias decorrente da inviabilidade econômica. Além disso, a concentração de terras é comum nessas áreas, o que impõe a migração não só dos filhos, mas, também, dos pais. Assinalem-se também os poucos investimentos públicos para a produção agrícola camponesa que, sem financiamento, não tem condições de produzir de forma competitiva. Já em relação às áreas de destino, as terras mais baratas, geralmente em regiões de expansão da fronteira agrícola, permitem aquisições de extensões maiores de terras que as constituídas nas localidades de origem, o que dá novas possibilidades de reprodução econômica e social para as famílias migrantes. Há também as migrações sazonais dos camponeses para as áreas de demanda por trabalho temporário (bóias frias)

terça-feira, 26 de junho de 2012

Sociopata: você é lobo ou cordeiro?


Sociopata: Você pode ser um


Policiais que acompanham o depoimento de Elize Araújo Kitano Matsunaga, de 38 anos, dizem que ela confessou nesta quarta-feira (6) ter matado e esquartejado o empresário Marcos Kitano Matsunaga, de 42 anos, com quem era casada e tem uma filha. Elize, que é bacharel em direito, era ouvida desde 11h no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Um crime estarrecedor, comovente em todo o país pela sua barbárie. Muito se pergunta como uma família de bairro nobre, de alto poder aquisitivo, com oportunidades dos melhores lugares, viagens, roupas, restaurantes,  com um filho saudável, na verdade exemplo de família perfeita, então como compreender a atitude da matriarca?
Não é fácil entender o porquê de uma mulher bonita, jovem e atraente cometer um crime tão bárbaro. Independentemente da motivação do assassinato, as minúcias e frieza da moça– acredita-se em ato premeditado - com um tiro certeiro na cabeça e decapitação de parte a parte do corpo de Matsunaga, desperta a curiosidade em conhecer a mente do ser humano.
Constantemente no cotidiano, você pode se deparar com pessoas que talvez não tenham a coragem de Elize, mas apresentam pensamentos maldosos, com práticas corruptíveis. Esse tipo de pessoa pode está presente no ambiente profissional, familiar, religioso, escolar, ou seja, em qualquer instituição social.  Podemos defini-lo como sociopata ou um termo generalizado utilizado por psicanalistas e psiquiatras de DPA (Distúrbio de Personalidade Antisocial).
 O interessante é que, a maioria das pessoas é incapaz de compreender em um ser humano como nós, uma personalidade antisocial e criminosa. Entretanto é relevante aprender a analisar os comportamentos do outro, tendo em vista que, um sociopata pode causar conseqüências irreversíveis, que levam anos ou uma vida para cicatrizar.
Como habilidades, o sociopata apresenta uma boa articulação idéias, tornando a conversa divertida e agradável, com uma gentileza em demasia. Não economiza recursos que o torne mais atraente, como invenções de histórias, sempre sendo o mocinho. Também procura apresentar conhecimentos em diversas áreas – matemática, física, geografia, filosofia, história e outros -, usando e abusando de termos técnicos e científicos, agindo de acordo a necessidade de momento. Outra habilidade comportamental é ser narcisista, tendo mania de grandeza, fascínio pelo poder sobre os outros, com extrema aptidão para a mentira. É manipulador, pobre em emoção, não tem sentimento de culpa, é incapaz de amar.
Além disso, o mais relevante é que a sociopatia pode ser reconhecida na infância ou adolescência. Ainda quando criança, é de praxe o sociopata desafiar os pais e professores, agredir colegas, sentir prazer em violentar animais. Também tem como característica, imunidade a punição dos pais e possui certa resistência a dor, com habilidade em mentir, realizar pequenos furtos e fazer intrigas, saindo sempre como vítima. Entretanto, uma minoria dos indivíduos com esses comportamentos, torna-se estupradores, criminosos violentos, assassinos em série.
Perceba que, nem todos os comportamentos levam a criminosos hediondos, então é importante ter muito cuidado em realizar suas análises, não avalie por casos específicos, senão poderá tirar conclusões precipitadas. Porém, se conhecer alguém que apresente alguma atitude característica do sociopata, é melhor se proteger, pois o perigo pode estar ao seu lado.
Para não ser vítima, aprenda ter maldade nas suas relações. Tudo que é bom demais... duvide, pois algo pode estar errado. Nada ocorre por acaso, por que a pessoa com DPA geralmente, não atua como lobo e sim como um cordeiro. 
Não esqueça!!! Também faça uma auto-análise. Você é lobo ou cordeiro?