domingo, 16 de setembro de 2012

O mundo em controle


                                                                  Um trem desgovernado uai...

 

Logo após um processo eufórico no fim do mundo bipolar ( Guerra Fria) e da esperada nova ordem mundial ( multipolaridade) com a supraeconomia de mercado, iniciou um período de maior intensidade desse fenômeno de globalização. Fase de desenvolvimento econômico, crises financeiras, desigualdades sociais perceptíveis são agora analisados. Há um pedido planetário por uma administração global que não seja excludente. A busca por um caminho que mesmo sinuoso, facilite a governabilidade do sistema.

A maior parte das infrações nas vias de transporte é causada por imprudência humana. A inabilidade e despreparo, acrescentadas ás deficiências estruturais, além da falta de um poder judiciário mais atuante, são fatores contribuintes para tal situação.

Ponderando as análises, percebemos certa semelhança entre a administração do planeta com a expansão caótica do trânsito de veículos pelos centros urbanos. Impunidades, acidentes, direção descontrolada, todos esses elementos atestam a sensação de desgovernabilidade.

                Comparado a um animal, que ao nascer apresenta dificuldades de dar os seus próprios passos, necessita de ajuda para desenvolver e aprimorar sua habilidade. O autogoverno de o seu caminhar  vem com o tempo, com a redução dos tropeços, das quedas. O mesmo ocorre com a sociedade, que nas últimas décadas está aprendendo a andar com a nova ordem mundial. A necessidade de equilíbrio, em busca de um governo que acerte os passos dificultados pelas diferenças políticas, econômicas e sociais existentes no planeta.

                É relevante que os governantes revisem as suas habilidades e tirem o mais rápido possível a sua carteira de habilitação, numa tentativa de evitar ou reduzir tropeços, percalços, procure eliminar os acidentes desse novo percurso a ser enfrentado.

                A receita é simples e do cotidiano. Com a revolução técnico cientifica informacional das últimas décadas, o mundo passou por mudanças jamais vistas pela sociedade em termos de velocidade de interação (comunicação, transporte, trocas comerciais) de mercado. Entretanto, não se sabe ainda como governar todo esse processo tão recente de relações. Como equilibrar nessa nova sociedade?

                No século XX com todo o progresso da ciência, da arte, do acesso a necessidades básicas, da consolidação do Estado e instituições, do aumento de recursos para longevidade da vida ocorreu um surto evolutivo da sociedade. Em contrapartida, produzimos recursos – armas químicas, bomba atômica – que pode extinguir as vidas em escala jamais vista.

                Esse século que está apenas no início, vivenciamos um período de perguntas sem respostas. Estamos ainda em um período de análises de riscos, de previsões. É necessário que os governos se habilitem, para que não comparemos o nosso planeta com um barco a deriva. Governabilidade já.