terça-feira, 12 de março de 2013

Coreia do Norte


                                                     Um raio-X da Coreia do Norte
“Um país problema”. Essa ideia é difundida pelos norte-americanos quando se referem à Coreia do Norte. Pois o país asiático é acusado constantemente pelo “tio Sam”, como uma nação detentora de ogivas nucleares, com intenções maléficas  de produzirem uma bomba atômica.
No entanto, quem  é a Coreia do Norte?
Localizada na metade boreal da Península da Coreia, no oriente asiático, a Coreia do Norte é caracterizada por cinturões orogênicos, divididos por formações em vales estreitos e profundos. Apresentando florestas densas cobrindo cerca de dois terços do país.  O topônimo Coreia deriva-se de Koryo, "alto e belo”, referente ao relevo e a beleza natural da nação.
No século XX, foi o período primordial para a configuração política do país.  Com a intenção de expandir seu território, os japoneses fizeram  península da Coreia seu protetorado. Entretanto com a derrota nipônica  na Segunda Guerra Mundial, a Coreia estava com  a oportunidade de consolidar sua independência.
Mas a partir de 1945 inicia um novo cenário de influências  no leste asiático. Durante a Guerra Fria com o apoio dos soviéticos, o norte se separou do sul, recusando a cooperação com a ONU – Organização das Nações Unidas,  passando a se chamar República Democrática Popular da Coreia, chefiada pelo primeiro ministro Kim Il Sung.
Com isso, incentivados pela URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas -, os norte coreanos invadiram a península do sul em 1950  na tentativa de unificar a península sob o regime comunista, desencadeando a “Guerra da Coreia” (1950-1953), culminando  com a divisão das  Coreias: ao norte Coreia socialista e ao sul a Coreia capitalista. Em 1953 foi assinado o armistício  definindo  o paralelo 38 como a zona desmilitarizada  Coreia. Esta área ainda é palco de tensões entre as duas coreias.
Passado seis décadas de independência, a Coreia do Norte teve poucos presidentes: Kim Il Sung até 1994, depois seu filho Kim Jong-il falecido em 2011 devido a um ataque cardíaco. Após a morte do pai, Kim Jong-Un  foi nomeado como novo líder do país. Não obstante lembrar, que o governo exerce uma política unipartidária e é considerado como uma autocracia, ou ditadura comunista totalitária.
Com quase vinte e cinco milhões de habitantes, o país é constituído por 99% de coreanos, o restante é de japoneses e chineses. Segundo pesquisas do governo, 70% da população não professa nenhuma religião. Os outros 30% seguem crenças asiáticas – budismo – e alguns grupos cristãos de protestantes, católicos e ortodoxos.
A sua população sofre com a fome, pois a maior parte dos alimentos é direcionada ao exercito. Devido à falta de recursos, o governo permite a ajuda de ONGS – Organizações Não Governamentais, claro que, com     fiscalização constante do exército.
Por que um país pobre, miserável como a Coreia do Norte, tem atitudes tão preocupantes para a sociedade global?
 Seria a omissão de chineses e soviéticos?
Seria o desejo de unificação das coreias?
Seria um revanchismo aos japoneses?
Seria uma afronta aos Estados Unidos da América?
Os questionamentos são relevantes para análises e compreensões. Portanto, espero que as perguntas anteriores o leve a refletir sobre causas e efeitos das atitudes norte-coreanas. Talvez um próximo texto responda as indagações.


domingo, 10 de março de 2013

globalização - exercício


01 - Sobre globalização e o atual momento de expansão do capitalismo no mundo, assinale o que for correto.

01) A globalização está para o capitalismo informacional assim como o colonialismo esteve para a sua etapa comercial ou o imperialismo, para o final da fase industrial e início da fase financeira.

02) Com a globalização, ocorre atualmente a inclusão de todos os povos e países no processo de desenvolvimento, o que gera a extinção dos chamados espaços desiguais no sistema econômico mundial.

04) Para a globalização, interessa a eliminação de qualquer barreira ou entrave que impeça a livre circulação de mercadorias, função que é desempenhada pelos blocos econômicos internacionais.

08) Uma das consequências da globalização é que os países se tornam dependentes uns dos outros, de tal forma que os países considerados subdesenvolvidos não conseguem mais resolver seus problemas internos sem o aval de países considerados desenvolvidos.

16) A globalização é marcada, basicamente, pela mundialização da produção, da circulação e do consumo; ou seja, de todo o ciclo de reprodução do capital.

21 (01+04+16)

02 - (UEL) Leia o texto a seguir:

Os mercados podem escolher seus pobres em circuitos ampliados; o catálogo se enriquece, porque ali, agora, existem pobres pobres e pobres ricos. E existem também – sempre se descobre – pobres ainda mais pobres, menos difíceis, menos “exigentes”. Nada exigentes. Saldos fantásticos. Promoções por todo o lado. O trabalho pode não custar nada quando se sabe viajar. Outra vantagem: a escolha desses pobres, desses pobres pobres, empobrecerá os pobres ricos que, ficando mais pobres, próximos dos pobres pobres, serão por sua vez menos exigentes. Que bela época!

FORRESTER, V. O Horror econômico, Trad. Álvaro Lorencini, São Paulo: UNESP, 1997, pp.101.

Baseado no texto e nos conhecimentos sobre o tema neoliberalismo e globalização, considere as afirmativas:

I. O processo de globalização empresarial pode escolher além das fronteiras nacionais, locais em que o trabalho possa ser apropriado com custos ínfimos.

II. Os pobres ricos são menos exigentes no mercado de trabalho, por conta das promoções que atingem o seu potencial de consumo.

III. Os fantásticos saldos para a contratação de trabalho nesta bela época são realizados pelo catálogo ampliado da possibilidade de contratação dos pobres no mercado.

IV. A disputa de emprego no mundo do trabalho mundial pode tornar os pobres ricos mais pobres, se o mercado souber viajar em busca das promoções.

Assinale a alternativa correta.

a) Somente as afirmativas I e II são corretas.

b) Somente as afirmativas II e IV são corretas.

c) Somente as afirmativas III e IV são corretas.

d) Somente as afirmativas I, III e IV são corretas

RESP. D

03 - “Não há sociedade, só indivíduos”.

Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica

Primeira mulher a ocupar o cargo de primeiro-ministro na história da Inglaterra, de 1979 a 1990, Thatcher recebeu do então presidente norte-americano, Ronald Reagan, o título de “o homem forte do Reino Unido”. Indicada pelo Partido Conservador, suas decisões firmes marcaram a adoção de uma política neoliberal e o fim do modelo, então praticado, conhecido como Welfare State. Com relação

a esse novo modelo de governo, assinale a alternativa correta.

a) Privatização de empresas estatais, em que produtos e serviços considerados estratégicos para a soberania nacional são submetidos à lógica do mercado internacional, permitindo um aumento dos gastos públicos em saúde e educação.

b) Retomada de uma política econômica sustentada por economistas, como Haydek e Friedman, defendendo a absoluta liberdade econômica, mas com preocupações voltadas para a distribuição da riqueza nacional.

c) Possibilidade de que países em desenvolvimento melhorassem seus quadros sociais, com o aumento de empregos para a classe trabalhadora, graças à atuação de empresas transnacionais em diversos setores.

d) Corte de gastos no setor social, aumento do desemprego, endurecimento nas negociações com os sindicatos, elevação das taxas de juros e fim da intervenção estatal, dando total liberdade aos setores financeiro e econômico.

 

04 - O G-8 é um órgão informal, mas exclusivo, cujos membros têm como objetivo enfrentar desafios considerados globais, por meio de discussões e ações conjuntas. As metas visam aumentar a cooperação comercial e financeira, promover a democracia e resolver conflitos entre países. Fazem parte do G8, além de Itália, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Estados Unidos da América e Japão, os seguintes países:

a) China e Rússia.

b) Canadá e Brasil.

c) China e Espanha.

d) Canadá e Rússia.

RESP. D

05 - A respeito das mudanças ocorridas na economia mundial, após 1970, assinale a afirmativa incorreta.

a) O sistema financeiro hoje globalizado tem seus pontos nodais localizados nos países de capitalismo mais avançado.

b) A transmissão das informações em tempo real entre diferentes lugares “comprimiu” as noções de tempo e espaço.

c) A revolução tecnológica no campo da microeletrônica possibilitou a reestruturação da produção e da organização do trabalho.

d) O sistema monetário internacional mantém constante o valor das moedas nacionais tendo o dólar como moeda de referência.

Resp. d

UNIFENAS)

Alemanha relembra 50 anos da construção do Muro de Berlim
A Alemanha comemorou ontem os 50 anos desde a construção do Muro de Berlim, quando o lado leste (comunista) fechou suas fronteiras, dividindo a cidade em dois durante 28 anos e partindo famílias ao meio. A divisão acabou em novembro de 1989 depois que a Alemanha Oriental abriu o muro em meio a uma maciça pressão de manifestantes e à abertura política na União Soviética.

(O Tempo, 14/08/2011, p.15)

A construção do Muro de Berlim, em 1961 visava:
a) impedir um ataque militar das potências capitalistas contra a zona de ocupação soviética.
b) reafirmar a divisão da Alemanha ocorrida após a Segunda Guerra Mundial.
c) impedir o fluxo de pessoas para a Alemanha Ocidental capitalista.
d) incentivar o fluxo de pessoas para a Alemanha Oriental comunista.

RESP. C