terça-feira, 26 de junho de 2012

Sociopata: você é lobo ou cordeiro?


Sociopata: Você pode ser um


Policiais que acompanham o depoimento de Elize Araújo Kitano Matsunaga, de 38 anos, dizem que ela confessou nesta quarta-feira (6) ter matado e esquartejado o empresário Marcos Kitano Matsunaga, de 42 anos, com quem era casada e tem uma filha. Elize, que é bacharel em direito, era ouvida desde 11h no Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Um crime estarrecedor, comovente em todo o país pela sua barbárie. Muito se pergunta como uma família de bairro nobre, de alto poder aquisitivo, com oportunidades dos melhores lugares, viagens, roupas, restaurantes,  com um filho saudável, na verdade exemplo de família perfeita, então como compreender a atitude da matriarca?
Não é fácil entender o porquê de uma mulher bonita, jovem e atraente cometer um crime tão bárbaro. Independentemente da motivação do assassinato, as minúcias e frieza da moça– acredita-se em ato premeditado - com um tiro certeiro na cabeça e decapitação de parte a parte do corpo de Matsunaga, desperta a curiosidade em conhecer a mente do ser humano.
Constantemente no cotidiano, você pode se deparar com pessoas que talvez não tenham a coragem de Elize, mas apresentam pensamentos maldosos, com práticas corruptíveis. Esse tipo de pessoa pode está presente no ambiente profissional, familiar, religioso, escolar, ou seja, em qualquer instituição social.  Podemos defini-lo como sociopata ou um termo generalizado utilizado por psicanalistas e psiquiatras de DPA (Distúrbio de Personalidade Antisocial).
 O interessante é que, a maioria das pessoas é incapaz de compreender em um ser humano como nós, uma personalidade antisocial e criminosa. Entretanto é relevante aprender a analisar os comportamentos do outro, tendo em vista que, um sociopata pode causar conseqüências irreversíveis, que levam anos ou uma vida para cicatrizar.
Como habilidades, o sociopata apresenta uma boa articulação idéias, tornando a conversa divertida e agradável, com uma gentileza em demasia. Não economiza recursos que o torne mais atraente, como invenções de histórias, sempre sendo o mocinho. Também procura apresentar conhecimentos em diversas áreas – matemática, física, geografia, filosofia, história e outros -, usando e abusando de termos técnicos e científicos, agindo de acordo a necessidade de momento. Outra habilidade comportamental é ser narcisista, tendo mania de grandeza, fascínio pelo poder sobre os outros, com extrema aptidão para a mentira. É manipulador, pobre em emoção, não tem sentimento de culpa, é incapaz de amar.
Além disso, o mais relevante é que a sociopatia pode ser reconhecida na infância ou adolescência. Ainda quando criança, é de praxe o sociopata desafiar os pais e professores, agredir colegas, sentir prazer em violentar animais. Também tem como característica, imunidade a punição dos pais e possui certa resistência a dor, com habilidade em mentir, realizar pequenos furtos e fazer intrigas, saindo sempre como vítima. Entretanto, uma minoria dos indivíduos com esses comportamentos, torna-se estupradores, criminosos violentos, assassinos em série.
Perceba que, nem todos os comportamentos levam a criminosos hediondos, então é importante ter muito cuidado em realizar suas análises, não avalie por casos específicos, senão poderá tirar conclusões precipitadas. Porém, se conhecer alguém que apresente alguma atitude característica do sociopata, é melhor se proteger, pois o perigo pode estar ao seu lado.
Para não ser vítima, aprenda ter maldade nas suas relações. Tudo que é bom demais... duvide, pois algo pode estar errado. Nada ocorre por acaso, por que a pessoa com DPA geralmente, não atua como lobo e sim como um cordeiro. 
Não esqueça!!! Também faça uma auto-análise. Você é lobo ou cordeiro?

2 comentários:

  1. Então acho que sou um cordeiro de verdade!kkk
    É bom se ter esta analise, raramente nos perguntamos ou observamos isso nas pessoas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catiane, nesta sociedade de interesses, é relevante ter uma maior percepção daquilo que está em nossa volta. E espero que tenha contribuído para essa sua descoberta de "cordeira" vlw

      Excluir