terça-feira, 12 de março de 2013

Coreia do Norte


                                                     Um raio-X da Coreia do Norte
“Um país problema”. Essa ideia é difundida pelos norte-americanos quando se referem à Coreia do Norte. Pois o país asiático é acusado constantemente pelo “tio Sam”, como uma nação detentora de ogivas nucleares, com intenções maléficas  de produzirem uma bomba atômica.
No entanto, quem  é a Coreia do Norte?
Localizada na metade boreal da Península da Coreia, no oriente asiático, a Coreia do Norte é caracterizada por cinturões orogênicos, divididos por formações em vales estreitos e profundos. Apresentando florestas densas cobrindo cerca de dois terços do país.  O topônimo Coreia deriva-se de Koryo, "alto e belo”, referente ao relevo e a beleza natural da nação.
No século XX, foi o período primordial para a configuração política do país.  Com a intenção de expandir seu território, os japoneses fizeram  península da Coreia seu protetorado. Entretanto com a derrota nipônica  na Segunda Guerra Mundial, a Coreia estava com  a oportunidade de consolidar sua independência.
Mas a partir de 1945 inicia um novo cenário de influências  no leste asiático. Durante a Guerra Fria com o apoio dos soviéticos, o norte se separou do sul, recusando a cooperação com a ONU – Organização das Nações Unidas,  passando a se chamar República Democrática Popular da Coreia, chefiada pelo primeiro ministro Kim Il Sung.
Com isso, incentivados pela URSS – União das Repúblicas Socialistas Soviéticas -, os norte coreanos invadiram a península do sul em 1950  na tentativa de unificar a península sob o regime comunista, desencadeando a “Guerra da Coreia” (1950-1953), culminando  com a divisão das  Coreias: ao norte Coreia socialista e ao sul a Coreia capitalista. Em 1953 foi assinado o armistício  definindo  o paralelo 38 como a zona desmilitarizada  Coreia. Esta área ainda é palco de tensões entre as duas coreias.
Passado seis décadas de independência, a Coreia do Norte teve poucos presidentes: Kim Il Sung até 1994, depois seu filho Kim Jong-il falecido em 2011 devido a um ataque cardíaco. Após a morte do pai, Kim Jong-Un  foi nomeado como novo líder do país. Não obstante lembrar, que o governo exerce uma política unipartidária e é considerado como uma autocracia, ou ditadura comunista totalitária.
Com quase vinte e cinco milhões de habitantes, o país é constituído por 99% de coreanos, o restante é de japoneses e chineses. Segundo pesquisas do governo, 70% da população não professa nenhuma religião. Os outros 30% seguem crenças asiáticas – budismo – e alguns grupos cristãos de protestantes, católicos e ortodoxos.
A sua população sofre com a fome, pois a maior parte dos alimentos é direcionada ao exercito. Devido à falta de recursos, o governo permite a ajuda de ONGS – Organizações Não Governamentais, claro que, com     fiscalização constante do exército.
Por que um país pobre, miserável como a Coreia do Norte, tem atitudes tão preocupantes para a sociedade global?
 Seria a omissão de chineses e soviéticos?
Seria o desejo de unificação das coreias?
Seria um revanchismo aos japoneses?
Seria uma afronta aos Estados Unidos da América?
Os questionamentos são relevantes para análises e compreensões. Portanto, espero que as perguntas anteriores o leve a refletir sobre causas e efeitos das atitudes norte-coreanas. Talvez um próximo texto responda as indagações.


4 comentários:

  1. Excelente texto, realmente. (Y)

    ResponderExcluir
  2. Acompanho frequentemente o blog,os textos são de altissima qualidade,você é um professor excelente,parabens!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo Jânio, parabéns! Sarah Lauton sala 8 Biotécnico

    ResponderExcluir
  4. Pessoal fico muito grato pelas observações...Peço também sugestões de abordagens...abraços a todos

    ResponderExcluir